sábado, 10 de abril de 2010

"Irmãos em outras religiões"


ECUMENISMO

Você já ouviu falar nessa palavra?Sabe o que ela significa?


Não?! Então peçamos uma ajuda ao velho e bom Aurélio, segundo ele Ecumenismo é um movimento que visa a unificação das igrejas cristãs, sejam elas católicas, protestantes ou ortodoxas.


Para Jesus Ecumenismo é: “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês” (Jo, 15, 12)


Ou seja, somos pessoas diferentes de religiões diferentes mais com um único e verdadeiro objetivo, seguir Jesus Cristo. Mais assim como os discípulos em algumas ocasiões pegamo-nos em discussões querendo saber “Qual de nós é o maior?”. O nome disso? Competição!Que como o próprio significado diz é uma disputa por um prêmio, uma rivalidade, neste caso desleal!


O mais engraçado é que não percebemos que foi justamente essa disputa por espaço, por títulos e por poder que contribuiu para a morte de Jesus foram os nossos pecados que o crucificaram e um deles chama-se Ambição!Quiseram calar Jesus justamente porque ele incomodava ao pregar que todos somos irmãos, filhos de um mesmo Deus, que não faz distinção das pessoas, ou seja estamos todos “em pé de igualdade”, nem maior nem menor. Mais convenhamos numa pirâmide alguém tem que ser o topo e ninguém que ficar por baixo.


O mundo inteiro é movido por competição, está que por sua vez já existe muito antes de nascermos, e a religião não está ausenta deste mundo, Jesus pediu fraternidade mais o que vemos são pessoas fazendo seleções, para estas irmãos só os dá sua igreja, os outros?Ah os outros são meu rivais que eu tenho que derrubar a todo custo, Como?Muito fácil, quantidade!Quanto mais gente melhor, assim as outras igrejas vão “secando” a minha vai “enchendo”, as outras religiões vão acabando e a minha se fortalecendo!Parabéns!Vocês estão salvos, o paraíso é de vocês, hipócritas!


Jesus disse: “Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino do céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. (Mt 7,21)


Sendo assim profetizar a queda de uma outra igreja é por em pratica o que Cristo pediu?É isso o que ele quer? E nós o que ganhamos com isso? O prêmio “Eu sou o melhor”? A minha igreja é a número 1, ela tem a escada que leva para o céu? Ou melhor, elevador que vai mais rápido! Senhor, Senhor, Misericórdia!


Em que lugar da bíblia Jesus revela que religião salva? Aonde ele mostra que só a religião “x” ou “y” será sua escolhida e que seus membros serão “arrebatados para a glória de Deus?” Bom, pelos menos opção não vai faltar porque igreja onde em dia é o que mais têm, cada uma com seus nomes e estilos diferentes.


Creio que se Jesus tivesse escolhida uma determinada igreja/religião apenas está deveria existe e ser seguida por todos e os que não acreditassem nele não fariam parte da mesma. Simples fácil e pratico, pouparia muita coisa, inclusive essa competição barata e furada!


Somos seres humanos, não somos perfeitos, somos falhos e pecadores, Deus sabia disso e mesmo assim nos enviou a este mundo, acreditou em nós e nos deu a chance de também acreditar nele, foi ele quem nos amou primeiro, e lavou os nossos pecados com o seu sangue. Falhamos, e isso é até normal, o que é anormal é não aprender com o erro e deixar o mundo assim como tá, um reflexo dos nossos tropeços e das nossas omissões.


Buscamos a religião como um suporte, queremos dela um auxilio, uma ajuda, queremos que ela alimente a fome da nossa alma, assim como a comida faz com o corpo. Sentimos necessidades de várias coisas e uma delas é algo que nos dê a esperança que ainda vale a pena viver, que conseguiremos alcançar os objetivos, e que o mundo ainda será melhor, cremos em algo que não vemos, mais que sentimos e com essa força invisível nos move, nos leva adiante, cura nossas feridas, alivia a dor, cessa as lagrimas, nos enche de alegria e força, o nome disso? FÉ, palavrinha pequena mais que tem o poder de mover montanhas....


Nenhuma pessoa é perfeita, “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra” (Jo, 8, 7), as igrejas muito menos, todas erram, fazem coisas erradas e contrarias a Deus, mesmo dizendo acreditar e seguir ele, por isso não busque na religião a perfeição, a solução para seus problemas, muito menos o ingresso que te dá acesso ao portão celestial, antigamente a igreja católica fazia algo parecido, agora quantas destas pessoas foram para o céu, eu não sei porque nem uma voltou pra contar, mais convenhamos que negocio lucrativo esse, eu passar a minha vida toda errante e com algumas moedas eu vou lá no supermercado compro a minha salvação, levo de brinde a vida eterna e ainda posso sacanear com os ecologicamente corretos. PERFEITO!Não é a toa que Judas vendeu Jesus...


Jesus fundou a primeira comunidade a dos apóstolos, e junto com eles conseguiu vários discípulos que mesmo com a sua morte, continuaram a segui-lo, e nós somos conseqüentemente descendentes destes, eram pessoas de todos os estilos, pobres, ricos, leprosos, prostitutas, cobradores, gente de vários lugares mais movidos pelo mesmo espírito que os impulsionou a falar numa mesma língua, a de Deus. E é este Deus que nos torna uma só unidade.


Se a maior das autoridades não condenava, não fazia distinção, colocava em um mesmo lugar doutores e pescadores, Quem sou eu para virar as costas ao outro quando este precisa da minha ajuda e eu a recuso porque este é espírita, budista, ou seja não é do meu “partido”?Em vez de perdemos tempo com estes comportamentos infantis poderíamos realmente praticar o que o pai viveu e nos deu como exemplo, poderíamos aprender formas diferentes de se relacionar, conhecer a beleza que cada religião oferece, contemplar pessoas que assim como eu adoram o mesmo Deus mais com seus ritos diferentes, que não deixam de ser bonitos e especiais a sua maneira.


Eu particularmente adoro conhecer coisas novas, isso inclui religiões diferentes da minha, por isso nunca me recusei a participar de outras celebrações ecumênicas, acho interessante participar nem que apenas por horas de algo que sem duvida só terá a me acrescentar como pessoa e fortalecer a minha fé.


Sou católica praticante, não troco minha religião por nada, não porque ela é a melhor, sinceramente acho que ela está longe disso, assim como todas as outras que surgiram para opuserem-se a ela. Sou católica porque acredito em Deus, porque conheço minha religião, não sou católica de nome, sou católica de vida de caminhada, sou católica porque sei onde minha igreja erra e mesmo fazendo parte dela não compactuo com seus erros por isso mesmo procuro fazer diferente e admiro um Papa que redimisse pedindo perdão por todas as falhas que a religião cujo mesmo foi líder cometeu e nem por isso calou-se e ocultou seus erros. Isso é Ecumenismo e para ele eu tiro o meu chapéu.


Em nenhum momento condeno quem não têm religião, desde que esse acredite em Deus, porque onde um ou mais estiver reunido em nome de Deus ele ai está, e isso pode ser na sua casa, no seu canto, na sua conversa pessoal e intima com ele. As igrejas são apenas mais uma opção de vida, de relacionar-se, de fazer algo diferente, de fazer o bem ao próximo e principalmente a mim mesmo, se estou errada ou não espero Deus vim e ele mesmo “separar os seus” porque nesta situação eu sou como São Tomé, só acredito vendo! E não admito que nenhuma pessoa tão falha como eu julgue ou condene qualquer religião ou pessoa por esta não ser “um dos seus”.


Acho lindo vê Pe. Zezinho e Ricardo Moreno cantado junto, de um lado um católico, do outro um protestante, e num todo, irmãos filhos do mesmo Deus, que amam o mesmo Pai e por isso unem as mãos, a voz, as diferenças, porque “Vocês são o corpo de Cristo e são membros dele, cada um no seu lugar.” (1Cor 12,27)


Termino este texto com trechos da musica "Iguais" de Pe. Zezinho e que contemplam perfeitamente este momento.


“Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões, em outras religiões,
Pensamos diferente, louvamos diferente, oramos diferentes,
Mas numa coisa nós somos iguais,
Buscamos o mesmo deus, amamos o mesmo pai,
queremos o mesmo céu, choramos os mesmos ais.
Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões, em outras religiões
Falamos diferentes, cantamos diferente, pregamos diferente,
Mas numa coisa nós somos iguais, buscamos o mesmo amor,
Queremos a mesma luz, sofremos a mesma dor,
levamos a mesma cruz.
Um dia talvez quem sabe, um dia talvez quem sabe....
Descobriremos que somos iguais, irmão vai ouvir irmão,
E todos se abraçarão, nos braços do mesmo deus,
nos ombros do mesmo pai. Irmão vai ouvir irmão,
e todos se abraçarão, nos braços do mesmo deus,
nos ombros do mesmo pai!”

Menina dos olhos de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário