sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Um olhar do paraíso"


O que é o Paraíso?

Algo humano ou divino?
Está na terra ou no céu?
Quem nele habita?O que nele podemos encontrar?

A principio nos acostumamos com uma imagem celestial, bíblica, composta por imensos e intermináveis jardins, com arvores e frutos regados por rios de águas límpidas, onde tudo é perfeito, lindo!Esse paraíso foi criado e dado ao homem, que movido pela curiosidade e ambição de ser maior que seu criador acabou perdendo-o. Jesus veio com a missão de salvar, resgatar-nos do pecado e devolver-nos o tão desejado paraíso.Como cristãos estamos a cada dia em busca do Éden e o fazemos através de nossas ações diárias, sendo assim ele é algo que primeiramente deve ser conquistado aqui, agora, nesse momento,a cada passo dado, a cada conquista diária, a cada aprendizagem, a cada dia de vida.

Não é algo a ser alcançado, é algo a ser mantido, pois nós fazemos parte dele e ele de nós, não a separação só contemplação!
Quando tudo na vida vai bem, quando as coisas seguem seu curso natural, quando tudo é belo, a existência assemelha-se ao paraíso e nele acreditamos viver.Assim vamos tecendo individualmente o nosso paraíso particular, pintamos a nossa imagem pessoal dele e apesar das imagens serem diferentes há um ingrediente comum entre todas elas, o "bem" o "bom", são as coisas gostosas da vida que dão sabor a ela, cada um a sua maneira tenta temperá-la, alguns seguem medidas, hora acertando-as, horas passando do ponto...

Paraíso é algo natural as coisas artificiais aqui não tem vez!Isso dificulta o nosso acesso, distancia-o de nós pois somos extremamente "artificiais", perdemos nossa identidade ou assemelhamos ela a algo palpável, concreto, somos detalhistas, movidos por justiça por mais que para alcançá-la façamos coisas injustas. O mundo foi criado naturalmente, nós fomos criados naturalmente e naturalmente as coisas acontecem...Mais nós sempre queremos uma resposta, uma justificativa que explique tal acontecimento.

Por que é tão difícil aceitar as coisas como são?

Calar é omitir-se? Ausentar-se?

Torna-nos indiferente aos fatos?

Ou será manter-se superior a eles?

Será perceber que a mesma coisa quem vem volta? E que tudo segue seu curso natural?

Geralmente numa tragédia somos movidos por respostas, elas são o elixir que acalma a alma, é como se a partir delas tudo se resolvesse, não quando as respostas são maiores que nossa capacidade de perceber os fatos, maiores que nossa capacidade de purificasse diante deles, tudo que acontece, acontece por uma razão, mais nem sempre somos obrigados a entende-las, não quando queremos, não quando não estamos preparados a compreender.

Cheguei a conclusão pessoal que nós construímos o nosso próprio paraíso, ele é composto por aquilo que queremos e da forma como queremos e fazemos isso a cada novo dia.

Almejamos algo subliminar, algo que está alem de nós, assim esquecemos de viver e de merecer o que está ao nosso alcance,bem a nossa frente. Creio que Deus reserva a cada um de nós um lugar maravilhoso, mais creio mais ainda que esse lugar já nos foi dado e nós já vivemos nele, as vezes sem ter consciência disto!Vivemos pensando em algo pós a morte e esquecemos da nossa pré vida!

Mais o que é preciso para conseguir o paraíso aqui na terra como no céu?
Na verdade nós já o conseguimos, a pergunta deveria ser: "O que podemos fazer para resgatá-lo?"Pois a cada dia nós o perdemos... Perdemos porque nos deixamos cegar por coisas que nos prendem e que não nos levam a lugar nenhum, nos atrofiam, nos impedem de ver a grandeza dos fatos! Por isso o paraíso é para todos mais poucos fazem parte dele!

O paraíso é bom, mais isso não que dizer que o caminho que nos leva até ele é fácil ou tão bonito quanto a imagem que contemplamos no final! Na verdade a imagem só é bonita porque nós a vemos bonita, e esse belo é formado a partir da nossa capacidade de cair,levantar, de superar as perdas, de tirar o luto e seguir em frente a vida, de ter raiva de querer justiça, de chorar as dores, mais muito mais pela nossa capacidade de superar tudo isso e de principalmente CONFIAR!

Confiar em quem confia em nós que conhece nossas capacidades de renovar-se,que não nós quer mal, ele só têm o melhor para dá, mais isso não que dizer que por isso nós estaremos ilesos das catástrofes, dos acidentes,da morte....isso faz parte da vida e Deus dá a cada um de nós o livre arbítrio de fazer dela o que bem queremos e tudo o que procede de nossas escolhas é responsabilidade nossa, exclusivamente nossa, mais convenhamos que achar um culpado sempre é mais fácil e geralmente o acusado é aquele que nunca deveria ser julgado assim.... Afinal foi com julgamentos como esse que ele acabou pregado numa cruz entre ladrões.... Mais foi justamente por CONFIAR, que ele nasceu, cresceu e cumpriu sua missão até o fim e o que ele ganhou? Mais condenação pois nos ainda continuamos a julgá-lo a condená-lo a pregá-lo numa cruz....mais esse mal vira-se para nós mesmos que ficamos no fundo do poço, olhamos para o céu e vemos que ele está lá no alto, sentando a direita do pai, desfrutando do "seu paraíso".

Pe. Fabio diz: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos a felicidade. A dor é inevitável o sofrimento é opcional". Tudo, absolutamente tudo é fruto de nossas escolhas, parte de nós e volta para nós mesmos, nós decidimos que direção tomar, nossas ações são resultados de nossas escolhas ou da escolhas de outras pessoas que refletem em nós, de uma forma ou outra somos responsáveis ou pelo que fazemos ou por aquilo que faremos com aquilo que fazem de nós...E isso depende de cada um!

Ser feliz depende de nós.

Viver mergulhado no sofrimento também.

Alcançar o paraíso é questão de opção, de escolha de decisão, assim como tudo na vida!

O que é o paraíso?Depende da forma como você o imagina, o vive e o coloca em /na pratica.

Humano ou divino?Nós somos metade humanos metade divinos, com ele não poderia ser diferente!

Está na terra ou no céu? Está aonde você está, você o transporta, você o têm!

Quem nele habita?Você, eu e quem quiser, depende da nossa decisão e isso implica nas nossas ações e elas definem o nosso futuro!

O que nele podemos encontrar? Essa eu deixo para você responder, porque a resposta depende do seu...
OLHAR DO PARAÍSO!!!

Menina dos olhos de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário