O Natal vem vindo, vem vindo o Natal...
Lembro-me como se fosse hoje das propagadas Natalinas da Coca-Cola, daqueles ursinhos muito fofos, do Papai Noel dando uma piscadela convidativa, dos caminhões cheios de luzes clareando as cidades, dá magia que tudo aquilo transmitia...
Ei perai, quem é aquela menina feliz toda saltitante ali? Acho que conheço ela... ah sou eu quando criança, quando na minha santa inocência me imaginava em meio aquilo tudo.
Anos se passaram, a inocência se foi – parte dela pelo menos -, e se algum dia isso aconteceu de fato eu já havia esquecido, bem na verdade só tava adormecido, soterrado pelas preocupações que adquiri ao longo desses anos. Mais que hoje foram resgatados pelo acontecimento que vos narro a seguir:
.
.
.
Hoje foi de prova, estava muito apreensiva, pois pelo professor imaginava que ela fosse muito difícil, pra piorar saí com minha mãe e já cheguei em cima da hora, pra não chegar mais atrasada do que o normal fui de carro.
Com a cabeça na prova dirigia eu até a faculdade, foi quando avistei um caminhão cheio de luzinhas, até ai tudo bem, olhei-o de relance e me apressei a ultrapassá-lo foi quando a viagem ao mundo da imaginação começou, voltei ao mundo em que eu era criança e que exatamente como na propaganda via o desfile de caminhões todos brilhantes - e o melhor lotados de coca-cola – espalhando magia pelo ar, mais agora com uma diferença, era de verdade, ao vivo e a cores e o bacana eu tava ali vendo tudo.
Foi um risco, mais era uma mão no volante e os olhos vidrados na cena, ao reconhecê-la lembrei que um dia havia sonhado com aquilo tudo e que agora com meus vinte e dois anos estava realizando.
E esqueci... esqueci toda preocupação, prova, tudo... e sonhei... sonhei que era menina, e lembrei... lembrei do quanto isso era bom, e desejei... desejei que fosse pra sempre assim.
Sei que o objetivo da coca-cola é vender seus refrigerantes não é atoa que investem pesado em marketing, mais um dos efeitos colaterais disso tudo é provocar sensações que nem eles mesmos imaginam que seriam capazes de despertar.
E cheguei à conclusão de porque não gosto do Natal e da Virada de Ano, não é pela data em si, mais pelo que fizeram dela. Deixa eu me explicar...
.
.
.
Quando era criança achava o Natal lindo, era simplesmente
D-E-M-A-I-S...
A família era enorme, o presépio era montado e reuníamos ao redor dele a orar, íamos para a missa do galo e depois ceávamos.
O Natal ainda era sinônimo do Nascimento do Menino Jesus, que era aguardado com expectativa a cada semana do advento. Se falava em Papai Noel e presentes mais isso não era o fundamental, afinal um grande homem iria chegar e trazer muita alegria... ele seria o maior de todos os presentes e não, não é o bom velhinho, eu to falando e do menino... o menino Jesus!
No presépio o lugar dele ficava vazio e no seu aniversário ele nos enchia com sua presença, com o seu amor...
E eu amava, amava muito tudo aquilo...
Hoje em dia presépio nem existe mais, é coisa do passado, ele até é montado mais passa despercebido pelas pessoas apressadas, em comprar, comprar, comprar.... não é atoa que o Natal é a melhor data pro comercio.
Hoje as pessoas se reúnem e festejam, mais a preocupação maior é com o peru, a bebida, a comemoração... Do que mesmo?
A missa do galo não é mais uma tradição, a família não precisa mais ta reunida, e o menino? Bem ele ainda insiste em nascer, renasce por ai, disputando espaço com varias outras coisas...
O natal tornou-se vazio, as pessoas ficaram vazias... não é mais como era antes!
E eu fico triste, me abalo profundamente por toda essa nostalgia que criou-se em torno do Natal. Se eu fico assim, imagina Jesus? Eita quero nem pensar...
Mais sei que ele nos amou primeiro, sei que ele deu a vida por nós e mesmo em meio a tudo isso insiste em nascer, trazendo consigo sentimentos bons como paz, amor, felicidade, convidando-nos a uma reflexão pessoal, não só do que fizemos mais do que ainda podemos fazer, e todo dia é dia pra isso, todo dia é dia de você deixa o menino nascer, todo dia é dia de você presenteá-lo com o incenso do seu amor, com a mirra da sua graça, e o ouro da sua fé, de cantar glória, glória a Deus nas alturas.
De resgatarmos a criança, a pureza, a magia, a inocência que há em nós e que deixamos se perde pelo caminho.
E eu desejo que assim como eu você resgate seus sonhos, desejo que apareça mais caminhões por ai convidado, anunciando que todo dia é dia de Natal.
Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor”
(Lc 2, 10-11)
Amados, Feliz Natal!!!
Jesus, obrigada por mais uma vez nascer em mim.
Menina dos olhos de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário